Pesquisa: O que é Poema?, Ritmo na Poesia, Estrofe, Soneto, Métrica, Rima e Verso

O que é Poema?
Um poema é uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Efetivamente, existe uma diferença entre poesia e poema. Este último, segundo vários autores, é uma obra em verso com características poéticas. Ou seja, enquanto o poema é um objeto literário com existência material concreta, a poesia tem um carácter imaterial e transcendente.

Fortemente relacionado com a música,beleza e arte a poesia tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, a poesia era cantada. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma importância fulcral.
Um poema também faz parte de um sarau (reuniões em casas particulares para expressar artes, canções, poemas, poesias etc).
Ritmo na Poesia
No poema há a regência da métrica, que não é, como no compasso da música, uma regência implacável sobre o ritmo. Nos poemas, o ritmo se sobrepõe à métrica. Além da rima, é o ritmo que dá beleza ao poema, bem como à música.
A unidade rítmica do poema é o pé. Na antiguidade, o poeta recitava seus poemas acompanhado de lira ou marcando o ritmo com o pé (de onde lhe veio o nome). O pé compõe-se de duas ou mais sílabas métricas (ou sílabas poéticas). Os pés básicos (mais freqüentes) são:
  • Troqueu - Pé formado por uma sílaba longa (tônica) e uma breve (átona);
  • Iambo ou Jambo - Pé formado por uma sílaba breve e uma longa;
  • Dátilo - Pé formado por uma sílaba longa e duas breves;
  • Anapesto - Pé formado por duas sílabas breves e uma longa.
Estrofe
Estrofe é definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja cada agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de conteúdo e de ritmo. Apresentada geralmente como sinónimo de estância, difere desta quanto ao grau da referida unidade. Na mancha do poema, aparecem separadas por espaços em branco. Tal configuração retrata a pausa rítmica e lógica, mais evidente na estância do que na estrofe.
Quanto ao número de versos a estrofe pode ser um:
  • 1 verso - Monóstico
  • 2 versos - Dístico
  • 3 versos - Terceto
  • 4 versos - Quarteto ou quadra
  • 5 versos - Quintilha
  • 6 versos - Sextilha
  • 7 versos - Septilha
  • 8 versos - Oitava
  • 9 versos - Nona
  • 10 versos - Décima
  • Mais de dez versos: estrofe irregular.
Quando um verso se repete no início de todas as estrofes de um poema, é designado de antecanto. Se essa repetição ocorrer no final, é designado por bordão. Ao conjunto de versos repetidos no decorrer do poema chama-se estribilho ou refrão.
Formas fixas:
  • Soneto: poema formado por dois quartetos e dois tercetos, geralmente composto por versos decassílabos e de conteúdo lírico;
  • Balada: poema formado por três oitavas e uma quadra;
  • Rondel: poema formado por duas quadras e uma quintilha;
  • Rondó: poema com estrofação uniforme de quadras;
  • Sextina: poema formado por seis sextilhas e um terceto;
  • Trova: poema monostrófico de quatro versos heptassilábicos.
  • Haicai: poema monostrófico com três versos: dois pentassilábicos e um heptassilábico (o segundo).

Soneto

Soneto (do italiano sonetto, pequena canção ou, literalmente, pequeno som) é um poema de forma fixa, composto por catorze versos.
Métrica
Metro é a medida do verso. O estudo do metro chama-se metrificação e escansão é a contagem dos sons dos versos. As sílabas métricas, ou poéticas, diferem das sílabas gramaticais em alguns aspectos. Lembraremos alguns preceitos a esse respeito: contam-se as sílabas ou sons até a tônica da última palavra de um verso. Exemplo:
A-mo-te,ó-cruz,no-vér-ti-ce-fir-ma/da = 10 sílabas
De es-plên-di-das-i-gre/jas = 6 sílabas
Mi-nha-mu-lher-ex-pi-rou = 7 sílabas
E as-bre/ves = 2 sílabas
Vir-gem-das-do/res = 4 sílabas

Rima

Rima é uma homofonia externa, em um sentido antigo, na tradição literária de língua portuguesa, constante da repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem. No entanto, a rima pode ser classificada segundo sua Posição no Verso, sua Posição na Estrofe, a sua Sonoridade, a Tonicidade e ainda o seu Valor, podendo-se rimar, pouco usualmente, consoantes, e, na tradição de língua inglesa, sílabas átonas. Ou seja, o uso e o conceito usual de rima pode variar de uma língua para outra. Existem ainda outras possibilidades de rima usadas ao longo da história, mas somente estudadas a partir do século XX.
Cruzada ou alternada: O primeiro verso rima com o quinto, e o segundo com o quarto
Interpolada ou intercalada: Frequentemente usada em sonetos, o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro
Emparelhada: O primeiro verso rima com o segundo, e o terceiro com o quarto .
Pobres: Quando a rima acontece entre palavras da mesma classe gramatical.
Ricas: Quando a rima acontece entre palavras de classes gramaticais diferentes.

Verso
Verso é cada uma das linhas que constituem um poema na estrófe.Existe tanto a poesia prosaica, desprovida das características básicas, isto é, rima, métrica ou mesmo ritmo, quanto a prosa poética, impregnada na poesia. Precisamos, contudo, conhecer a técnica adotada pelos clássicos.
Versos brancos: são versos que possuem métrica, mas não utilizam rimas.
Versos livres: também chamados irregulares, em língua portuguesa definem-se como versos que não possuem restrição Métrica. Origina-se do francês vers libre, donde seu uso sistemático é chamado de versilibrismo. Sua definição, no entanto, feita em oposição ao verso regular, ou metrificado, é diferente nas diferentes tradições literárias, posto que a métrica é diferentemente abordada em cada uma delas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados.Deixe seu nome no final ou logue com sua conta Google.